A avaliação institucional tem por princípio e finalidade contribuir para a melhoria contínua da instituição em todos os seus aspectos.

 

OBJETIVOS

A CPA tem por objetivo a oferta de um instrumento que tabule a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando a coerência conceitual, epistemológica e prática, a fim de oportunizar a discussão da: orientação da expansão de sua oferta; aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; e aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

DIRETRIZES

Partindo das diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES compete à Comissão:

  • Conduzir os processos de avaliação internos da Instituição;
  • Sistematizar e prestar informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP;
  • Coordenar o processo de elaboração do Planejamento Estratégico;
  • Coordenar o processo de diagnóstico dos principais problemas enfrentados pela instituição (insumos para o Planejamento Estratégico);
  • Coordenar e acompanhar os processos de avaliação externa da instituição;
  • Acompanhar a evolução do tema Avaliação do Ensino Superior junto ao MEC, no sentido de manter a instituição atualizada sobre esta discussão.
unnamed (7) (1)